terça-feira, 29 de março de 2011

Aline Barros - Diante da Cruz e os vigilantes e seguranças na esperança de um dia melhor

Aproxima-se a campanha salarial de nossa categoria. Tivemos nos anos anteriores Acordos “Coletivos” que desfavoreceram nossa classe trabalhadora. Por conta destas fracassadas negociações vigilantes seguem frustrados https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKV8IdrfGX_wYoPMfGy4nU8DBhBOqPBDeti6kzdYKwKaLIpel9Syu4pDGG9xG1xuGJerirt0PyUI-s47GZEiHvNdJDMnfC-a6s0UjhIH6fv03lFGNaZLESmInz0Jc3PU0RllfgP-GlkWY/s320/z%C3%A91.jpgrumo ao dissídio 2011.
Tivemos perdas salariais em relação ao salário mínimo.
Nos últimos anos todos os nossos aumentos foram inferiores aos do salário mínimo, diminuindo ainda mais o poder aquisitivo dos profissionais da área de segurança patrimonial e privada. E Manaus o custo de vida em relação a outras capitais é muito elevado obrigando o vigilante a ter outro emprego ou fazer um bico como segurança em casas de shous ou em qualquer comercio o que torna o serviço mais arriscado por que as vezes sai do trabalho e vai para outro bico sem descansar e colocando a sua vida em risco nas casas de shous em Manaus o valor pago a segurança é variado por motivo de algumas empresas derrubarem o preço para pegar o contrato com ganancia em cima do dinheiro acaba pagando menos e diminuindo o numero de segurança para ganhar mais e os valores variam, pagos em certas casas 40,00 , 50,00 , 60,00 , 70,00, 80,00 e alguns eventos raricissimos pagam 100,00 seja qual for o valor o vigilante acaba se colocando ao risco do trabalho execivo para poder ajudar nas despesas de casas ja que o salario não da condições para poder descansar por que muitos ainda pagam aluguel e as despesas da casa fica mais dificil de controlar . Quantos vigilantes acabam se machucando nos bicos nas casas de shous e alguns perdem a vida como aconteceu recentemente no no dia 13 de março no planeta em que vitimou um pai de familia e como ficará o filho será que terá amparo já que a criança tem 10 anos , sem contar os outros companheiros que morreram em função dos bicos que fazem ou mesmo em trabalho todos nós sabemos dos riscos que corremos vamos ciente disso trabalhar . Mais o que quero aqui passar a classe dos vigilantes e seguranças é que temos que nos unirmos e planejar a longo prazo para que o proximo ajuste salarial tenha a participação de todos nas assembleias por que a maioria vence e se for possivel fazendo uma paralização com respeito ao cidadão e até aos empresarios para mostrar a eles que podem sim melhorar o salario do vigilante. O vigilante é perseguido por alguns jornalistas de rede nacional e até politicos que não reconhece o valor do vigilante e a importancia desta função para sociedade.
Sem contarmos Projetos de lei como o da deputada Solange Amaral que quer retirar o porte de arma do vigilante expondo ainda mais a vida destes profissionais.
”Há casos relatados de vigilantes que foram recebidos a tiros quando foram abordar meliantes em seus postos de trabalho.”
Já me disseram, que se o vigilante é tão desvalorizado então o mesmo tem que lutar para sair desta profissão. Concordo plenamente que o vigilante não pode se acomodar. Mas esta pessoa se esqueceu que é somando o esforço de profissionais de diversas categorias que nosso país está caminhando para um próspero futuro. Pensando assim posso lhe garantir que todo o trabalhador deveria receber no mínimo um salário suficiente para suprir as necessidades de sua família.
Sem contar necessidades básicas como planos de saúde e odontológico familiar, roupas, calçados, ensino de qualidade para nossos filhos, remédios, lazer...
nosso vale alimentação tem que chegar a um valor que de para ajudar no alimento da familia, pois este benefício destina-se a alimentação do vigilante durante sua jornada diária de trabalho. Mas o que vemos a cada dia é o vigilante abrir mão deste benefício para complementar à alimentação daqueles que dele dependem.
É muito comum vermos companheiros de trabalho se sujeitando a trabalhar exaustivamente fazendo horas extras, isso em jornadas de 24 horas ou até mesmo 36 horas. Sacrificam-se para dar a sua família o mínimo de conforto que este vergonhoso salário não o permite. Por que muitos vigilantes tem no seu trabalho a fé em Deus que o unico amigo e protetor está ao seu lado para vencer esta luta